Vale à pena vender por atacado? 9 pontos positivos e negativos sobre esse modelo de negócio


Uma mensagem que recebemos com frequência é sobre a venda por atacado. Por produzirmos produtos autorais, é normal recebermos mensagens de pessoas interessadas em revender nossos itens em suas lojas.

Nós já tivemos a experiência de ter os produtos da Meg & Meg sendo revendidos em várias lojas ao redor do Brasil. Essa experiência foi importantíssima para a empresa, visto que por meio dela aprendemos muito. Mas, esse modelo de negócios é bem diferente da venda através de um e-commerce próprio.

Listamos aqui a nossa reflexão sobre essa forma de vender. Claro, baseamos nossas expectativas e desejos de acordo com aquilo que buscamos para nossa loja e estes podem ser diferentes dos seus.


É bom vender por atacado? Confira os pontos positivos e negativos:


4 PONTOS POSITIVOS NA VENDA POR ATACADO
  • É uma forma de distribuir seus produtos e conseguir vender em lojas que já têm um público fiel;

  • Muitas pessoas podem conhecer sua marca dessa maneira;

  • Aumenta o giro de produtos e com isso você pode escalar o volume de produção, fazendo com que o custo unitário de cada peça fique mais barato. Isso também ajuda quando queremos produzir algo que tem a quantidade mínima muito alta;

  • Um único pedido garante a venda de vários produtos de uma vez;


5 PONTOS NEGATIVOS NA VENDA POR ATACADO
  • Margem de lucro muito menor em cada produto;

  • Se o volume de produção aumenta, o espaço para estocagem dos produtos aumenta;

  • Os lojistas costumam pagar em 30/60/90 dias e com isso você demora mais tempo para ter dinheiro em caixa;

  • A relação com o consumidor final fica mais distante e talvez ele não participe tanto do universo da sua marca. Você vai acabar conversando muito mais com os compradores das lojas;

  • Vai ser preciso investir em visual merchandising para que seus produtos se destaquem dentro das lojas.


Para a nossa marca fez mais sentido focar na venda direta, visto que nós buscamos ter um relacionamento direto com as clientes. Nós conhecemos marcas que amam vender em atacado e, para eles, faz muito mais sentido.

Por isso é importante conhecer seus objetivos e desejos como marca, para assim alinhar com suas decisões de negócio.


Você vende por atacado ou já cogitou seguir esse modelo de venda? Qual é a sua opinião sobre o assunto? Comenta aqui embaixo!